slider-1

Biografia

Gustavo Henric Costa, o Guti, nasceu em 30 de dezembro de 1984 e é um político brasileiro filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Em 2008, quando ingressou na política, foi eleito o vereador mais jovem da Cidade Guarulhos com 2478 votos. Com apenas 23 anos, Guti se tornou o parlamentar mais atuante na Câmara Municipal e quatro anos depois, mais que dobrou a votação, alcançando os expressivos 5127 votos.

Durante as eleições de 2014, Guti lançou sua candidatura para Deputado Federal. Apesar da campanha pequena, os significativos 47.485 votos o consolidaram como maior expoente da oposição em Guarulhos.

Atualmente é o presidente municipal do PSB-Guarulhos.

Vida

Nascido em em 30 de dezembro de 1984, Guti viveu sua vida toda na cidade de Guarulhos, na grande São Paulo. Quando completou três anos de idade, Guti enfrentou o falecimento de sua mãe, a professora universitária da USP, Clara A. R. B. Costa, acometida por um câncer.

Seu pai, o pedagogo e delegado da Polícia Federal, Antônio M. Costa, assumiu sozinho a responsabilidade de cuidar da educação de Guti e seu irmão mais velho.

Durante a adolescência, Guti sempre esteve bastante ligado ao esporte. Chegou a treinar como goleiro nas categorias de base do São Paulo FC, praticou boxe com o campeão nacional e sul-americano George Arias e tênis ao lado de Nick Bollettieri.

Mesmo sendo apaixonado pelo esporte, a vocação de Guti sempre foi o empreendedorismo. Aos 20 anos, ele foi o responsável por trazer para o Brasil as marcas de tênis És e Etnies. Além de ter atuado como mantenedor de uma das instituições de ensino mais tradicionais de Guarulhos, o Colégio Maia.

Além disso, Guti escreveu ao lado do irmão, o livro infantil Salve o Anjinho da Guarda, lançado pela editora Canaviela e que reverte os valores obtidos com a venda para o GRAACC.

Guti sempre militou entre os jovens, principalmente por estar fortemente conectado à área da educação. Foi nessa época que optou por estudar direito e se graduou pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

Política

Guti ingressou na política em 2008 e logo em sua primeira eleição conquistou 2478 votos e se tornou o vereador mais jovem da Cidade Guarulhos.

A vitalidade de seus 23 anos o ajudou se tornar-se o parlamentar que mais apresentou projetos de lei durante aquela sua legislatura. Entre os projetos aprovados estava a Lei de Combate ao Bullying, eleita a melhor Lei do Estado de São Paulo pela ALESP em 2009.

No entanto, a atuação de Guti não se restringe apenas aos jovens. Na Câmara dos Vereadores, acompanhou todos os segmentos da sociedade, sendo responsável pela elaboração do Projeto de Lei que amplia a Ficha Limpa para os funcionários comissionados. Apresentou Projeto que proíbe os Poderes Executivo e Legislativo do Município de Guarulhos de celebrar ou prorrogar contrato com pessoa jurídica, consórcio de pessoas jurídicas e de pessoas físicas, que tenham efetuado doação para partido político ou campanha eleitoral de candidato. Foi criador da Frente Parlamentar em Defesa Animal, assim como a do meio ambiente e combate ao aquecimento global. Guti também é autor da Lei que estabelece a obrigatoriedade da utilização de águas pluviais em toda a rede pública municipal de educação e propôs o sistema de rastreamento por GPS e monitoramento nas ambulâncias da rede de saúde pública.

O reconhecimento da população lhe permitiu mais que dobrar a votação em 2012, alcançando os expressivos 5127 votos.

Em Guarulhos, a sua imagem é frequentemente relacionada às cobranças e combate contra a corrupção, contra o aumento abusivo do IPTU, contra a criação da Taxa de Luz Municipal, contra a implementação do Regime Jurídico Único, além de ter promovido as investigações do atraso dos uniformes escolares, do espanta pombos e do gasto de dinheiro público com shows.

Guti foi considerado o vereador mais atuante da Câmara Municipal, onde apresentou mais de 250 projetos de lei. Entre eles estão:

• Diminuir as áreas de solo impermeabilizado, a fins de contribuir na diminuição do volume de água escoando pelo sistema de drenagem e reduzir o risco de enchentes.
• Para tornar obrigatória a especialidade de optometria nos hospitais municipais.
• A obrigatoriedade da presença de um enfermeiro em todas as escolas da cidade
• A utilização de águas pluviais em toda a rede pública de ensino
• Proibir os poderes públicos de firmar contrato com empresas que doaram para campanhas
• Defendendo a implantação de ponto biométrico para médicos na rede de saúde
• Para a criação do programa de recuperação de córregos, rios e afluentes
• Inclusão da disciplina de orientação política e econômica no currículo escolar
• Para proibir de exercer cargos comissionados aquele que não tiver a ficha limpa.

No ano de 2014, Guti lançou sua candidatura para Deputado Federal. Apesar da campanha pequena, o jovem político alcançou o significativo número de 47.485 votos e se consolidou como o maior expoente da oposição em Guarulhos com o slogan “Contra o PT, a favor de você”.

MINHAS PROPOSTAS